.:subscrever:.

Introduza o seu endereço de email:

Por FeedBurner

Forum
Marselha, Bristol, Milão

Banner low cost forum

Registe-se aqui para poder participar!

Deixe a sua questão, partilhe informação e ou comente a opinião de outros.

You must be logged in to post
  • Guests disallowed
  • This forum requires Members to register
  • Registered Members can subscribe to email notifications
  • Registered Members can upload personal avatars
Login Register

Search Forums:

Current Forum
All Forums
Match Any Word
Match All Words
Match Phrase

Marselha, Bristol, Milão

12:02 - 8 Março 2010
Admin
posts 12

Fiz uma ligação deste post ao artigo referente a “voos low cost para Milão”
http://www.lowcostportugal.net/aeroportos/voos-low-cost-milao/2010/03/

14:21 - 7 Janeiro 2010
PortoExplorer Member
posts 9

Nada em perspectiva. Nos proximos tempos tenho que acalmar, pois este ano foram muitas viagens (que souberam muito bem!). Sabes como é… chega-se, faz-se contas aos gastos, diz-se que tão cedo não há viagens pra ninguém e… mal aparece uma oportunidade, lá estamos nós outra vez a curtir!!! ;) Bamo lá ver!

12:19 - 7 Janeiro 2010
rubenm Member
posts 35

Bem PortoExplorer, grande post :)
Ainda bem que gostaste e correu tudo bem. Qual a próxima?

18:46 - 6 Janeiro 2010
PortoExplorer Member
posts 9

Sábado, 2 de janeiro, petit-dejeuner na Canebiere e optimo tempo para as ilhas (sol e muito frio – 0ºmin, 6ºmax). Andamos a passear pelo Quay du Port (com um mercadinho de flores aos sábados de manhã) e até começou a nevar! Apanhamos o barco (10€ pp iv) para as Îles Frioul (não parava na d’If por causa do vento, mas passa mesmo em frente, dando para ver bem o Chateau d’If, a prisão do Conde Monte Cristo, e tirar boas fotos) e andamos por lá a seguir os trilhos. As Frioul (arquipélago) têm 2 ilhas, a Rattoneau e a Pomègues (esta é a mais gira, com vistas espectaculares, que vale bem a pena) e uma village, Frioul, onde o barco atraca e onde vivem 100 pessoas, com restaurantes e cafés. O tempo é bastante agreste, com muito vento e frio (no verão, não sei se tb será assim) e só havia um café e um restaurante aberto. Andamos pela Pomègues e almoçamos no L’Atalante (Moules e Assiette Frioulaise, isto sim, maravilha – peixe e marisco, a preço razoável). Se quiserem ver as 2 ilhas com calma, leva umas 3-4 horas. Apanhamos o barco das 15:35 para Marseille e foram os 30 minutos mais longos da minha vida. Se para lá fomos em cima, na parte destapada para ver as vistas, para cá já viemos no interior pq o mediterrâneo estava complicado devido ao vento. A certa altura o barco baloiçava imenso e com a ondulação até levantava a frente para cair de rompante em seguida… parecia que nos caía o estômago, e as ondas batiam contra as janelas e o mulherio desatava aos gritinhos… chiça, foi bem pior que os magrebinos! Só descansei qd chegamos a terra. Por acaso já tinha lido sobre isto em foruns, é preciso ter cuidado com o tempo que se apanha e foi por isso que achamos melhor não ir às Calanques, que é mais tempo de barco e mais sujeito à intempérie, e deve ser mais giro no Verão com partida em Cassis (fica para a próxima ida, para uma roadtrip pela Provence).
Em marselha, fomos ainda ver o La Friche La Belle de Mai, uma antiga fábrica de tabaco abandonada que foi aproveitada para espaço cultural alternativo, com galerias de arte, discotecas, exposições, um café, espaços para concertos indoor e outdoor, uma pista para skaters e uma parede toda graffitada, assim como todo o espaço interior da fábrica (nunca vi tanto graffiti junto!). À entrada, o ambiente pode assustar um bocado, com os graffitis e a malta dos skates, mas é tudoboa onda e até tem um Office du Tourisme na entrada do recinto para informações, até pq Marseille será a Capital Europeia da Cultura em 2013. Não considero um must see, mas se houver tempo é uma coisa diferente e serve para alargar os horizontes. Para lá, apanha-se o bus 49, ou no Vieux Port ou na Canebiere Reformées, e sai-se na Rue Jobin 41 (peçam ao BusDriver para vos avisar).
Regressamos ao Vieux Port e fomos pelo Quai de Rive Neuve até à Four des Navettes (na rua da Abbaye S.Victor), uma casa com 220 anos, para ir buscar uma duzia de navettes , uns biscoitos alongados, duros e doces, com sabor a laranjeira, muito bom! Rico lanche.
Ao jantar, fomos à Crêperie La Crèpe au Carré, na Place aux Huiles, ali perto, recomendada pela menina do hotel, para comer uns crepes (salgados e doces), e foi uma grande escolha!
No dia seguinte, domingo, apanhamos o metro às 6 da matina, o bus na Gare St.Charles às 6:30 (perdemos o das 6:15) e o boeing da RYR às 7:45 para o Porto.

Resumindo, gostei muito de Marselha, aquele Vieux Port está demais, com a água a entrar pela cidade adentro. Descontando os africanos e magrebinos, e os sem-abrigo, pareceu-me uma cidade simpática, que está a remodelar-se e virar-se para o turismo. Penso voltar, não a Marselha (acho que vi tudo), mas à Provence para uma boa roadtrip com carro alugado.

17:33 - 6 Janeiro 2010
PortoExplorer Member
posts 9

Sexta, 1º dia de 2010, acordamos tarde para tentar apanhar os cafes já abertos para o petit-dejeuner e fomos à Notre dame de La Garde (bus 60 no Vieux Port – tinhamos comprado o carte 3 jours (10,50€ pp) nas maquinetas do metro no dia anterior mas só o validamos nesta altura para dar até domingo). Apanhamos uma bosta de tempo: chuvinha miúda e uma ventania do caneco (de 100km/h), frio como ó caraças. Mas sempre era melhor andar por ali do que nas trips às ilhas, até pq nem saíam barcos. Subimos para a Notre Dame de la Garde (vistas de 360º fenomenais para a cidade e um interior deslumbrante), descemos o monte no bus e saímos a meio para a Abbaye Saint Victor (antiguinha). Descemos a pé até ao porto (é perto) e apanhamos lá o bus 83, que vai pela Corniche President Kennedy fora. Saímos no Vallon des Auffes (um porto pequenito muito pitoresco, muito giro, optimo para fotos) e almoçamos lá no FonFon (um dos melhores sitios para comer o Bouilabaisse – uma especie de caldeirada, cataplana de peixe, muito tipica de marselha). Que desilusão! Não se compara à cataplana da Afurada e é caro para carago e o problema é que lá só há 3 pratos, tudo de peixe e tb caro, um roubo! Mas teve que ser, a fome, frio, chuva e vento apertavam e nem deu para andar a procurar outras coisas… mas não vale a pena o Bouilabaisse.
Andamos por ali, pelo Vallon des Auffes, e pela Corniche fora (é outra das zonas chiques, cheia de Villas e mansões) e retomamos o 83 que continua pela Corniche (que é muito bonita) e vai pelo Prado. Fomos até ao Velodrome (o estádio do Olimpique Marseille) e andei para lá aos berros: Allez l’OM !! Allez l’OM !! Acho que até houve pessoal que se afastou com medo. :)
Apanhamos o metro para a Gare St.Charles e fomos ver a escadaria e a estação por fora. Tudo pacifico, sem medos, bom ambiente! (tb eram 17h, à noite deve ser bem diferente). Metro até Longchamp para ver o Palais Longchamp, que aloja o Musée de Beaux Arts (fechado para remodelações) e o Museu de história natural, além de ter uma fontes espectaculares e o próprio edificio ser magnifico, mas que fecha às 17:15. Viemos a pé pela Boulevard Liberté e Canebiere até ao hotel (quase 1 hora). Compramos uns morfes pelo caminho e comemos no quarto e por lá ficamos. Estavamos cansados, estava muito frio (3-4º) e não valia a pena andar à noite, de dia é bem mais giro.

16:18 - 5 Janeiro 2010
PortoExplorer Member
posts 9

Quinta, dia 31, andamos pela Canebiere a ver o mercado de natal, Vieux Port (lindíssimo) e fomos para o Panier (o bairro antigo). Zona em remodelação, com ruazinhas apertadas, casas recuperadas (algumas muito giras), lojinhas muito tipicas e interessantes. Aqui fica a Vieille Charité e a Cathédrale La Major (impressionante, ali em frente ao mediterrâneo). Sem medos, bom ambiente, nada de magrebinos nem maus aspecto, muitos turistas até. Regresso à Canebiere, Rue Saint-Ferréol (muito comercial e onde almoçamos, numa patisserie), Cours Julien (zona alternativa com esplanadas e lojas, muito gira!), mercado ao ar livre de Noialles (legumes, frutas, peixes e muito marisco… e bué de africanos, mas tudo pacifico!), Rue de Rome (comercial), Avenue du Prado e Rue de Paradis (esta zona é muito elegante, com lojas de alta gama, onde vivem os franceses e o people mais endinheirado). Descanso com uns croissants no hotel. Fomos jantar ao Vieux Port, o jantar de final de ano, onde nos disseram que haveria fogo de artificio no porto. Andamos por lá a fazer horas, sempre com muita gente (turistas, magrebinos, africanos) e depois uns policias informaram-nos que tinha sido cancelado, nada de fogo! Regressamos ao quarto, à nossa janela com vista para o porto, que continuava cheio de people e, já previamente preparados com uma garrafa de cidre, um belo fromage francês e tapenade (tipo patê, especialidade marselhesa) com tostas, lá festejamos o fim de ano… 2 vezes, à meia-noite de lá e à meia-noite de Portugal. No Vieux Port, muitos foguetes, muita algazarra, muita festa, mas feita pelo people que lá andava. Eu, da minha janela, fartei-me de berrar: BONNE ANNÈE !!!

15:01 - 5 Janeiro 2010
PortoExplorer Member
posts 9

Quarta, dia 30, cheguei ao MP2 às 21:30 e apanhei o bus (já tinha comprado os bilhetes na net-17€ i/v). Atenção que há opção comboio a metade do preço – apanha-se um shuttle grátis no aeroporto até à estação de Vitrolles, a 5 minutos, e depois o comboio até à gare St.Charles em Marselha. Mas optei pelo bus pq tinha receio de chegar depois do metro fechar. Na gare St.Charles apanhei o metro para o Vieux Port (o ultimo, durante a semana, é às 22:50). Atravessei a Canebiere e estava no Hotel Escale Oceania Vieux Port, um 3 estrelas optimo, um bocado para o carote, mas numa promoção com quarto no sotão e vista para o Porto. Assim, preferi assegurar uma boa localização, muito conforto e vista impar para o Vieux Port, caso houvesse celebrações da passagem de ano. Tive pena de não seguir a recomendação do martins (o Ibis mediterranée parecia-me optimo e bem mais barato!), mas estava receoso e não queria andar sempre preocupado com os horarios e o ambiente do metro – afinal de contas, era um reveillon e eu e a minha wife mereciamos uma coisa assim!
Pousamos as malas e fomos comer ao Nad’s, um fast-food da Canebiere, que tb já estava quase a fechar (às 22:30). Depois de comer, andamos uns 15 min pela Canebiere e fomos para o hotel, pois realmente só andavam magrebinos (só gajos, alguns grupinhos de 3-4-5, sempre a olharem para nós, ou pelo menos parecia-nos! Fomos mas é dormir.

14:25 - 5 Janeiro 2010
PortoExplorer Member
posts 9

Bom, afinal fica a crónica mesmo aqui, para não andar a abrir mais topics.
Muito bem, adorei Marselha!!!
Ajudou imenso tudo o que li, tanto aqui como no TripAdvisor (onde tb havia opiniões más sobre a cidade) e tornou-me mais cauteloso que o habitual. Além do mais, já parti daqui com poucas expectativas sobre marselha, mas afinal acabou por ser uma grande surpresa. No entanto, percebo perfeitamente algumas das sensações que foram aqui descritas, pois não se trata de uma cidade muito glamourosa… e depois há os muitos sem-abrigo, os magrebinos (com aqueles olhares meio-esgaziados e cheios de mau aspecto), os africanos… enfim, por vezes dá mesmo a sensação que estamos no norte de africa, mas não é assim em todo o lado e confesso que nunca me senti intimidado. Além do mais, já senti um pouco desse mesmo ambiente noutras cidades (em Génova tb havia muitos africanos e magrebinos, em Milão e Viena havia muitos indianos, Paris e Londres nem se fala, Bruxelas e Frankfurt mais magrebinos!). Foi como disse o martins, não é nada contra eles, até pq se é coisa que eu não sou é xenófobo, mas o ambiente não fica muito agradável e tem sido o que menos tenho gostado nas cidades por onde tenho passado. Mas, como é obvio não é isso que me vai influenciar nas minhas viagens. Agora, passo a descrever o que vi, dia-a-dia, nos topics seguintes:

15:18 - 4 Janeiro 2010
PortoExplorer Member
posts 9

Oi people, já cheguei de marseille… são e salvo! E não precisei de andar aos berros na rua… só o fiz por 2 vezes: em frente ao Velodrome (onde gritei ALLEZ L’OM !! ALLEZ L’OM !!) e à meia-noite do dia 31, da janela do meu quarto, a desejar BONNE ANÈE a todos.
Vou abrir um novo topic com Marselha para descrever.

17:28 - 4 Dezembro 2009
Martins Member
posts 43

Acho que falámos na altura aquando do meu regresso de estocolmo e aquando da tua partida para lá tambem de qualquer coisa…
Mas tambem te digo que gostei de estocolmo claro que gostei mas estava á espera de um pouco mais de exemplo de cidade pois sempre se ouviu falar bem da suecia mas …
Epá este topico não é de estocolmo , já chega .!!!
Um abraço .

17:31 - 2 Dezembro 2009
jackslater Member
posts 46

Martins eu não quero dizer que não tenho receio, claro que tenho mas como sou um bocado “relaxado” nem noto em certas coisas.

Olha um dos sitios mais seguros que tive foi em Estocolmo e foi o sitio onde fiquei com mais receio. Cheguei a T-Central e fui para o Metro era dia de jogo, meu Deus Policias armados até aos dentes e a baterem nas claques e vinham comboios cheios de pessoal a grital e o catano. Tas a ver a chegar a um sitio que nem bom dia sabia dizer e vejo aquele aparato todo claro que fiquei receoso mas depois apercebi-me que era excepção.

Porto se fores a correr pela rua fora tens de contar ao pessoal, já estou-te a imaginar eheheheh

Olha grita “sou portugues”, ninguem vai querer fazer mal a um tuga. Em loret quando disse que era tuga tive um desconto extra.

www.mgsousa.com

17:18 - 2 Dezembro 2009
Martins Member
posts 43

Hó “porto” a minha wife fartou -se de rir contigo de desatares a correr pela rua fora feito maluco, ela mandou-me dizer-te para teres calma e não entrares em stress!!

About the Low Cost Portugal forum

Currently Online:

5 Guests

Maximum Online: 57

Forums:

Groups: 4

Forums: 17

Topics: 509

Members:

There are 54 members

There are 14 guests

has made 12 posts

Top Posters:

jackslater - 46

Martins - 43

rubenm - 35

ZukaRashid - 24

zemvc - 12

Simple Forum - Version 2.1 (Build 237)

Simple Forum WordPress Plugin created by Andy Staines: Yellow Swordfish

Forum Skin/Icons: blue / millo-icons

Default 'Silk' Icon Set created by Mark James: fam fam fam

Math Spam Protection based on code by Michael Woehrer: Software Guide

Tabbed Admin uses Tabifier by Patrick Fitzgerald: BarelyFitz Designs

My thanks to all the people who have aided, abetted, suggested and helped test this plugin

Share and Enjoy:
  • email
  • Print
  • PDF
  • del.icio.us
  • FriendFeed
  • LinkedIn
  • MySpace